Projetos de Extensão
Abaixo estão listados os projetos de extensão coordenados pelos docentes do curso de graduação em Medicina da UFSC-Curitibanos:
- Elaboração de produtos técnicos
Coordenadora: Profa. Maria Helena Ribeiro de Checchi
Elaboração de produtos técnicos informativos referentes a temáticas atuais e relevantes no campo da saúde pública e educação em saúde. São abordadas temáticas que conversam entre saúde humana e animal, de acordo com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU que tratam de Saúde e Bem-estar. Os seguintes produtos já foram desenvolvidos:
-Pet é Afeto que Cura – A Influência dos Animais na Saúde Mental de Humanos
-Animais Selvagens & Saúde Humana – O Que Precisamos Saber?
-Guia de Conscientização sobre Esporotricose – Entenda como esta doença pode ser um perigo para animais e humanos
- Histologia Comparada
Coordenadora: Profa. Chelin Auswaldt Steclan
Os conhecimentos e habilidades das Ciências Morfológicas, como a Citologia e a Histologia, servem de base para a compreensão de outras disciplinas da grade curricular, como Anatomia e Fisiologia. Estas concepções norteiam a integração do saber desde o Ensino Básico, até a Graduação e Pós-graduação. As aulas práticas são imprescindíveis para a consolidação de aprendizagem dos conceitos de Histologia e Anatomia, pois proporcionam uma visão integrativa, contextualizada e ampliada do conhecimento teórico, levando ao saber metodológico e aplicado das técnicas utilizadas para a preparação dos materiais. Tendo isso, o presente projeto de extensão objetiva produzir laminários de histologia animal comparada, com a participação de alunos de graduação e ensino fundamental. Estes materiais serão utilizados pelos cursos de Medicina e Medicina Veterinária em aulas de graduação e demais projetos de extensão universitária. Para isso, propõe-se a confecção de laminários com base em espécimes: post mortem, oriundos de doação de projetos de pesquisa que culminem na eutanásia de animais – via termos de consentimento de doação. Estes espécimes, serão fixados, impregnados em resina sólida e seccionados em cortes histológicos com o uso de micrótomo. Serão afixados em lâminas de vidro e corados com Hematoxilina e Eosina. Posteriormente, serão realizadas análises de controle de qualidade do material e então serão rotulados, catalogados e integrarão o Laminário Integrado da Medicina Veterinária e Medicina. Estas ações, não só favorecem o crescimento intelectual e preparam os alunos para a sua prática pedagógica futura, como também, promovem o conhecimento e posterior estabelecimento de práticas pedagógicas ativas, problematizadas, metodológicas e inovadoras. Justifica-se esta proposta devido à demanda de recursos didáticos para a promoção da prática pedagógica na disciplina de Histologia no Ensino da Graduação. Partindo destas premissas, e levando em consideração a interação dialógica, científica, técnica e de ensino entre os docentes e alunos envolvidos nesta atividade, pretende-se promover a transformação ética, profissional e social dos atores envolvidos no processo.
- Morfofisiologia do AVC: Educação “Em” e “Para” a Saúde nas Escolas
Coordenadora: Profa. Chelin Auswaldt Steclan
No Brasil, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda causa de morte entre doentes crônicos com condições não transmissíveis, além da doença com maior chance e probabilidade de deixar sequelas incapacitantes no indivíduo. Por isso, objetiva-se aqui, por meio de ações educativas e de conscientização, promover a atenção ao AVC através de oficinas que proponham a promoção de saúde, identificação de fatores e comportamentos de risco e a prevenção do AVC. São realizadas ações que permeiam a estrutura curricular dos cursos de saúde da UFSC Curitibanos e a estrutura curricular de escolares, com o intuito de aproximar as instituições de ensino e aproximar os escolares ao contexto de formação superior. Para isso, serão usadas ferramentas que vislumbrem o mercado de trabalho e campo de atuação destes acadêmicos de saúde. Além disso, aos discentes participantes, este poderá expandir sua formação de forma ativa e articulada com a comunidade. Como resultado esperado tem-se: a ampliação e efetivação do conceito de educação “em” e “para” a saúde de forma descentralizada e extensionada; melhoria da problemática atenção ao AVC na comunidade de Curitibanos-SC; articulação dos discentes com a comunidade e campo de atuação; expansão das ações da UFSC na comunidade local; indissociabilidade entre as ações de ensino, pesquisa e extensão através do planejamento e execução deste projeto. Por fim, fica ressaltada a relevância social, educacional e comunitária das ações aqui almejadas.
- Pepe Leiturando: Leitura Curando
Coordenadora: Profa. Maria Helena Ribeiro de Checchi
Introdução: a hospitalização infantil afigura-se condição delicada. As crianças encontram-se em processo de desenvolvimento e não compreendem plenamente o mundo suas dinâmicas, desafios e muito menos o processo saúde e doença pelo qual podem estar passando. Objetivo: amenizar experiências na internação hospitalar de crianças, através da leitura de histórias realizadas por graduandos do curso de graduação de Medicina de Curitibanos – UFSC. Metodologia: encontros semanais para leitura de histórias infantis, direcionadas à crianças hospitalizadas na Fundação Hospitalar Hélio Anjos Ortiz. Resultados Esperados: espera-se que este projeto contribua para alcance das metas estabelecidas na perspectiva do cuidado holístico, durante a internação de crianças, preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS). Ainda, que venha de encontro com as DCN para formação médica, proporcionando concepção ampliada no processo de cuidar.


