Projetos de Pesquisa
Abaixo estão listados os grupos de pesquisa os projetos coordenados pelos docentes do curso de graduação em Medicina da UFSC-Curitibanos:
- Cobertura vacinal do Papilomavírus Humano (HPV) entre meninos e meninas no Brasil: análise da série temporal 2022-2024
Coordenadora: Profa. Katia Jakovljevic Pudla Wagner
A Professora Katia é doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina e atualmente coordena o projeto de pesquisa “Cobertura vacinal do Papilomavírus Humano (HPV) entre meninos e meninas no Brasil: análise da série temporal 2022-2024”, um estudo ecológico que está sendo realizado com dados de diferentes sistemas de informação brasileiros, que tem como objetivo avaliar as estimativas da cobertura da vacina de HPV pelo SUS no Brasil de 2022 à 2024 na população de 9 a 14 anos de ambos os sexos e que conta com financiamento do CNPq.
- Grupo de Estudos de Atividade Biológica e Toxicológica de Compostos Naturais e Sintéticos
Coordenadora: Profa. Evelyn Winter da Silva
A Professora Evelyn possui graduação, mestrado e doutorado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena o grupo de pesquisa GEATOX (Grupo de Estudos de Atividade Biológica e Toxicológica de Compostos Naturais e Sintéticos) que tem por objetivo desenvolver pesquisas que contribuam para a geração de conhecimentos a respeito da atividade biológica e toxicológica de diferentes compostos naturais e sintéticos, visando sempre melhorias na saúde humana, animal e ambiental. O foco atual do grupo é a biosprospecção de espécies vegetais nativas, através de estudos de caracterização fitoquímica e de avaliação da atividade antioxidante, antidiabética e antitumoral de extratos vegetais em sistemas celulares e em organismos modelos como o peixe zebra (Danio rerio).
Para acessar informações do grupo no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil clique no link a seguir: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6863543934236860
Redes sociais: https://www.instagram.com/geatoxufsc/
- Impactos da implantação do curso de medicina no campus de Curitibanos da Universidade Federal De Santa Catarina
Coordenadora: Profa. Maria Helena Ribeiro de Checchi
Introdução: O Brasil é um país com disparidades múltiplas e para o enfrentamento de tais demandas solicita inusitadas políticas públicas. A exemplo disto, os grandes centros urbanos vem sendo a escolha preferencial da maioria dos egressos do curso de medicina tanto para cenário laboral quanto para estabelecimento de moradia. Portanto, coube ao governo federal estabelecer política para interiorização do ensino médico, com ampliação da oferta de cursos de graduação vislumbrando alterações de paradigmas mitigando desequilíbrio na democracia médica. A Universidade Federal de Santa Catarina em seu campus remoto do município de Curitibanos foi uma das instituições que recebeu o curso. Objetivo: Analisar a percepção de usuários, profissionais das unidades básicas de saúde e gestores do SUS do município sobre suas expectativas quanto à implantação do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina no campus remoto de Curitibanos. Metodologia: Será realizado um estudo transversal analítico, qualitativo, a partir de grupos focais com usuários, profissionais das unidades básicas de saúde e gestores do SUS do município. Para norteamento dos grupos focais será elaborado questionário disparador com questões objetivas para caracterização individual e subjetivas voltadas ao grupo, a respeito das impressões quanto a implantação do curso de Medicina no campus de Curitibanos. Resultados Esperados: Espera-se poder afirmar que a implantação do curso de Medicina no campus remoto de Curitibanos, enquanto política pública, para mitigar desigualdades e fragilidades na perspectiva de saúde do território seja avaliada como próspera. Ainda, que aponte para pontos tanto vulneráveis quanto potentes, no sentido de nortear ações afirmativas de integração produtiva entre a universidade e a comunidade local.
- Metodologias ativas como ferramentas para elaboração de produtos técnicos
Coordenadora: Profa. Maria Helena Ribeiro de Checchi
Introdução: A aplicação de metodologias ativas de aprendizagem em disciplinas de graduação já é uma tendência no ensino superior no Brasil, sendo recomendadas pelo Ministério da Educação e Cultura. No entanto, o ensino básico é fundamentalmente baseado em metodologias passivas, o que faz com que muitos alunos apresentem dificuldades de adaptação às metodologias ativas. Nesse contexto, é extremamente importante avaliar a efetividade da aplicação dessas metodologias. Objetivo: Avaliar o uso de metodologia ativa de aprendizagem para desenvolvimento concomitante de atividades de ensino e extensão em disciplina de Educação em Saúde no curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos. Metodologia: Estudo transversal descritivo de abordagem quantitativa- descritiva, realizado via internet ( questionário Google Forms). Resultados esperados: Acredita-se que os alunos poderão compreender a educação em saúde num contexto ampliado ao efetivá-la na prática a partir do desenvolvimento de produtos técnicos.
- Percepção de estudantes de medicina sobre a violência obstétrica
Coordenadora: Profa. Maria Helena Ribeiro de Checchi
Introdução: A violência obstétrica é definida como qualquer ação ou omissão que cause danos físicos, psicológicos ou emocionais à mulher, quando em espaços de assistência à sua saúde. No Brasil, a violência verbal é uma das formas mais comuns, frequentemente associada ao despreparo dos profissionais e à sobrecarga das instituições. Objetivo: Avaliar a percepção de estudantes dos cursos de medicina sobre violência obstétrica. Metodologia: Será realizado um estudo transversal analítico, quantitativo, a partir de questionário aplicado via Google Forms, direcionado aos acadêmicos do curso de Medicina das universidades participantes. O recrutamento será por meio de contato com os representantes de turma. Os representantes serão convidados a divulgar o link da pesquisa nos grupos de WhatsApp das respectivas turmas. Os resultados serão analisados estatisticamente com a utilização do software Statistical Packages for the Social Sciences. A amostra será de conveniência. Resultados esperados: Espera-se que essa pesquisa possa servir de apoio para revisão e aprimoramento de temáticas a serem trabalhadas em cursos de medicina, no sentido de evitar sequelas físicas e/ou emocionais em mulheres que experimentem assistência ginecológica.