Oficinas sobre Comunicação e Trabalho em Equipe na Atenção Básica.
Enquanto aguardamos a publicação do Ato Autorizativo no DOU, estamos fortalecendo a nossa parceria com a Rede Municipal de Saúde de Curitibanos, por meio da educação continuada.
As Oficinas foram ministradas pelo professor Vladimir Araujo da Silva, nas Unidades Básicas de Saúde de Curitibanos, no período de 26/10 a 14/12 de 2022, no horário de reunião das equipes, com duração média de 1 hora e 30 min, beneficiando mais de 100 profissionais.
Buscando atender à demanda levantada pela gestão da Atenção Básica, acerca da falta de proatividade de alguns colegas, idealizou-se discutir a importância da comunicação e das relações interpessoais no trabalho em equipe, sobretudo a comunicação não-verbal.
Nesse sentido foram apresentados os elementos da comunicação, os tipos de comunicação, as funções da comunicação não-verbal, a paralinguagem, a cinésica, a proxêmica e a tacêsica, a influências das características físicas e dos fatores ambientais e o trabalho em equipe, evidenciando as necessidades interpessoais dos elementos de um grupo (inclusão, controle e afeição), que determinam o grau de socialização e proatividade dos envolvidos.
Referência
Silva Maria Júlia Paes da. Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde. São Paulo. 8ª Ed. São Paulo: Editora Loyola; 2012.